Observatório FG apresenta trabalho na SBPC sobre resíduos sólidos urbanos no semiárido baiano

Publicado em 23 de julho, 2017, em Destaque, Notícias

Observatório FG do Semiárido Nordestino participou, pelo segundo ano consecutivo, da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de 16 a 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha em Belo Horizonte/MG. O evento é realizado há 69 anos e contou com a participação de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

A discente pesquisadora Luciene Rodrigues apresentou resultado da pesquisa intitulada “Análise Espacial da Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios do Semiárido Baiano”. A pesquisa foi desenvolvida pelos autores Luciene Rodrigues, Caroline Araújo, Erikson Matos, Hellen Cotrim, Pablo Kristian, Roan Donato e pelos coordenadores Carlos Magno, Deborah Marques e Thomas Leonardo.

Segundo a acadêmica Luciene Rodrigues, o Observatório FG do Semiárido Nordestino ganha cada vez mais espaço no meio cientifico com diversas pesquisas publicadas em renomados evento, como SBPC, graças ao trabalho em equipe que vem sendo realizado por todos que o integram.

O trabalho possibilitou analisar a disposição final dos resíduos sólidos urbanos no semiárido baiano. A plataforma de dados utilizada na pesquisa foi a do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Dos 266 municípios que compõem o semiárido baiano, apenas 124 forneceram dados no ano de 2015 (subnotificados 142 municipalidades). Desses 124 municipios 79,84% (99) dispõem seus resíduos em lixões, 10,48% (13) em aterros controlados e 9,68% (12) em aterros sanitários.

O trabalho concluiu que a ineficiência da gestão dos resíduos sólidos urbanos acarreta impactos negativos ao meio ambiente e na saúde da população em geral. Diante disso, é de suma importância a aplicação dos aspectos legais para a melhoria da disposição adequada do lixo, instituído na lei 12.305/2010.

CompartilheTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Mapas Interativos Geoinformações sobre o Semiárido Nordestino Mapas Diversos Geoinformações sobre mapas dirversos Assine nossa newsletter Receba notícias, boletins e publicações Biblioteca do Semiárido Artigos, relatórios, teses, dissertações e monografias

PESQUISAR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS NOTÍCIAS

Av. Barão do Rio Branco, 459, Centro
Guanambi - BA, 46430-000

Tel.: 77 3451-8400
E-mail: observatorio@faculdadeguanambi.edu.br

Sigan-nos:
CompartilheTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Todos os Direitos Reservados. Faculdade Guanambi.