Coordenadora do Observatório UniFG ministra palestra na Universidad de Buenos Aires

Publicado em 29 de outubro, 2018, em Notícias

A Profa. Deborah Marques, coordenadora do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, foi uma das palestrantes do ciclo de atividades acadêmicas denominado “Dialogando desde el Sur”, realizado entre os dias 17 e 23 de outubro, na Universidad de Buenos Aires – Facultad de Derecho (UBA).

Com o tema “El derecho a la ciudad como derecho humano”, a docente discorreu sobre a importância de debates que levem em conta o direito à cidade, destacando ainda o papel fundamental desempenhado pelo departamento de doutorado em Direito ao disponibilizar os ciclos de palestra para que sejam estabelecidos elos que permitam dialogar sobre os desafios e perspectivas na concretização do Direito à Cidade.

Segundo a Profa. Deborah Marques, “torna-se fundamental compreender que o direito à cidade é um direito inerente ao homem e deve ser fortalecido juridicamente por meio da Internacionalização e Humanização dos Direitos Humanos, para que se busque ações conjuntas para efetivar o real Direito à Cidade, sobretudo no contexto Latinoamericano”.

Criado em abril de 2009, o “Dialogando desde el sur” é um evento organizado pelo departamento de Pós-graduação e pelo departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Fizeram parte da sua programação, inúmeras palestras, mesas-redondas e lançamento de diversos livros da área jurídica.