Observatório UniFG divulga pesquisa sobre resíduos sólidos urbanos em municípios do semiárido baiano

Publicado em 29 de outubro, 2018, em Destaque, Notícias

Analisar a disposição final dos resíduos sólidos urbanos em municípios do semiárido baiano. Esse foi o objetivo do estudo realizado pelo Observatório UniFG do Semiárido Nordestino e publicado no 18º Simposium Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA) e no 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) na cidade de Porto, em Portugal.

O artigo de autoria da engenheira civil Luciene Rodrigues e com a colaboração dos docentes Carlos Magno Santos Clemente e Deborah Marques Pereira teve como área de estudo 269 municípios inseridos na região do semiárido baiano.

Através do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), importante instrumento de informações no setor de saneamento no Brasil, foram analisados indicadores e informações dos componentes do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e águas pluviais).

O trabalho apresenta um resultado preocupante quanto à disposição final dos resíduos sólidos urbanos, com a constatação de que, na área estudada, existe uma predominância de unidades denominadas de lixões e aterros controlados, representando um percentual de 90,32% dos resíduos sólidos urbanos dispostos em locais inapropriados.

Segundo os autores, o estudo revela outro dado que merece atenção é o que aponta um número reduzido de municípios que instituíram aterros sanitários, como determina a Lei 12.305/2010.”É indispensável a implantação de uma gestão eficiente, que vá além da instalação de aterros sanitários, com programas de educação ambiental, sensibilização da população para o consumo consciente, entre outras soluções como a logística reversa, reciclagem e compostagem”, afirmam os autores do estudo.

Mapas Interativos Geoinformações sobre o Semiárido Nordestino Mapas Diversos Geoinformações sobre mapas dirversos Assine nossa newsletter Receba notícias, boletins e publicações Biblioteca do Semiárido Artigos, relatórios, teses, dissertações e monografias

PESQUISAR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS NOTÍCIAS

Av. Barão do Rio Branco, 459, Centro
Guanambi - BA, 46430-000

Tel.: 77 3451-8400
E-mail: observatorio@centrouniversitariounifg.edu.br

Sigan-nos:
Todos os Direitos Reservados. Faculdade Guanambi.