Observatório UniFG realiza visita técnica no município de Brumado

Publicado em 25 de fevereiro, 2019, em Destaque, Notícias

Os coordenadores do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, os professores Carlos Magno e Deborah Marques, estiveram, na última semana, no município de Brumado-BA, para tratar sobre as dinâmicas socioespaciais, tributárias e os recursos geotecnológicos que estão sendo implantados no município.

Na ocasião, os coordenadores se reuniram com o Procurador Geral do município de Brumado, Higo Marinho, e em caráter de cooperação técnica e científica, foram discutidas algumas ações que estão sendo elaboradas para pesquisas multidisciplinares e aplicadas, no intuito de subsidiar políticas públicas, tendo como principal instrumento de análise o geoprocessamento.

O termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais. Utilizado como instrumento norteador de políticas públicas em Brumado, como na análise socioespacial e no cadastramento imobiliário do município, a cooperação desponta como mais uma ação de melhoria da qualidade de vida e da conservação do meio ambiente, com análises mais precisas e coerentes com os anseios da sociedade.

A parceria demonstra mais uma vez o papel de destaque do Observatório UniFG, que vem se apresentando como uma plataforma capaz de articular a cooperação científica entre instituições no Brasil e no exterior, abrangendo variadas áreas do conhecimento, com instrumentos geotecnológicos aplicáveis aos diversos fenômenos urbanos e rurais.

Observatório UniFG – O Observatório UniFG do Semiárido Nordestino é um centro de referência técnico, socioeconômico, jurídico, ambiental e da saúde, com o intuito de nortear projetos, desenvolver pesquisas e ações que contribuam com o desenvolvimento do semiárido. Possui características multidisciplinares, buscando contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas.

Foi criado com o objetivo de produzir conhecimentos via diagnósticos socio-espaciais, articulando projetos de extensão com disciplinas nos vários cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniFG. Nesse contexto, o foco do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino é a investigação científica aplicada com o intuito de socializar informações e potencializar pesquisas.

Visando fomentar políticas públicas e dar aplicabilidade às pesquisas, o Observatório tem realizado parcerias colaborativas com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão. Instituído em 2013, o Consórcio tem o objetivo de contribuir para a elaboração de propostas para o desenvolvimento regional, inclusive realizando debates e executando estudos em parceria com o Observatório.