Observatório UniFG recebe membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande

Publicado em 22 de março, 2019, em Destaque, Notícias

O Observatório UniFG do Semiárido Nordestino recebeu, na tarde desta terça-feira (19), colaboradores e membros efetivos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande (segmento baiano). A visita teve como principal objetivo reunir informações e realizar encaminhamentos para atuação do comitê.

O Comitê de Bacia Hidrográfica, também conhecido como parlamento das águas, é um órgão colegiado instituído por Lei, no âmbito do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dos Sistemas Estaduais. É um órgão público com competência legislativa, com área de atuação na bacia hidrográfica do rio verde grande, com a finalidade de promover o gerenciamento participativo e democrático dos recursos hídricos.

Durante o encontro, foram debatidas temáticas referentes a modificação da cobertura vegetal, a situação das nascentes, da biodiversidade na Diagonal de Florestas Secas e das áreas prioritárias para a conservação de polinizadores.

Estiverem presentes o coordenador da Unidade Regional (UR) Sudoeste do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e também vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande (segmento baiano), Glauber Vieira; a representante da Organização da Sociedade Civil Prisma, Maria de Lourdes Rodrigues; a secretária de agricultura e meio ambiente do município de Mortugaba, Tatiana Santana; a coordenadora municipal de meio ambiente do município de Iuiu, Wagna Nogueira; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urandi, Juliana Aranha; a presidente da Associação de Produtores Ruais de Urandi, Joelma Patês; os coordenadores do Observatório, Prof. Carlos Magno e a Profa. Deborah Marques  e pesquisadores do Observatório UniFG.

Na ocasião, o docente do Centro Universitário UniFG e pesquisador do Observatório, Prof. Elder Miranda, apresentou o projeto “Inferência de áreas de concentração de biodiversidade na diagonal de florestas secas neotropical: uma abordagem biogeográfica como suporte para a determinação de áreas prioritárias para a conservação de polinizadores”, que terá como objetivo determinar áreas prioritárias para a conservação de polinizadores, em especial as abelhas, no semiáridos brasileiro. O projeto envolverá discentes dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Medicina Veterinára da UniFG.

Para o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande, Glauber Vieira, a reunião foi positiva, na qual, foram traçadas propostas e planos de ação. “Nós enxergamos esse encontro como de extrema importância para o Comitê. O papel do Observatório será  fundamental, porque, com as ferramentas tecnológicas de que dispõe, será possível o levantamento de situações da região, para que possamos recuperar e manter algumas áreas, resultando na entrega de um produto melhor para a sociedade”, afirma Vieira.