Pesquisa desenvolvida pelo Observatório UniFG em parceira com o 17º Batalhão de Polícia Militar serve de base para projeto de mestrado

Publicado em 18 de março, 2019, em Destaque, Notícias

Desde o ano de 2016, o Observatório UniFG, em parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar da Bahia de Guanambi, vem desenvolvendo a pesquisa “Constituição de manchas criminais através do uso de geoprocessamento, que tem como objetivo analisar a geografia dos crimes e infrações por meio do geoprocessamento.

Dados aferidos pelo 17º Batalhão da Polícia Militar em parceria com o Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, destacaram a necessidade contemporânea de se mapear e debater sobre a política de segurança pública no contexto Guanambiense.

A partir disso, com o uso do geoprocessamento foram feitas análises mensais, destacando as tipologias dos crimes, locais e datas das ocorrências dos delitos no município de Guanambi. A partir da espacialização dos dados e do tratamento dos registros criminais através do Observatório UniFG, o 17o Batalhão orientou as suas ações, estabelecendo  condutas e  estratégias técnicas e geográficas de caráter preventivo e repressivo,  reduzindo consideravelmente a incidência de crimes no município.

Além disso, a análise da geografia do crime em Guanambi, possibilitou o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, dentre os quais, o projeto elaborado pelo candidato ao Programa de Mestrado em Direito da UniFG, capitão Osvaldo Veloso Vidal.

A pesquisa proposta, que tem por título “Aplicabilidade de Políticas de Segurança Pública sob a Vertente Garantista no Direito Penal Brasileiro: análise das manchas criminais em Guanambi”, foi aprovada em todas as etapas do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da UniFG e terá como objetivo analisar as políticas de segurança pública à luz do Garantismo do Direito Penal no contexto Guanambiense.

 

CompartilheTweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Mapas Interativos Geoinformações sobre o Semiárido Nordestino Mapas Diversos Geoinformações sobre mapas dirversos Assine nossa newsletter Receba notícias, boletins e publicações Biblioteca do Semiárido Artigos, relatórios, teses, dissertações e monografias

PESQUISAR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS NOTÍCIAS

Av. Barão do Rio Branco, 459, Centro
Guanambi - BA, 46430-000

Tel.: 77 3451-8400
E-mail: observatorio@centrouniversitariounifg.edu.br

Sigan-nos:
CompartilheTweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Todos os Direitos Reservados. Faculdade Guanambi.