Pesquisador do Observatório UniFG é aprovado em programa de Mestrado

Publicado em 01 de março, 2019, em Destaque, Notícias

O Observatório UniFG do Semiárido Nordestino tem sido um importante mecanismo para progresso da formação acadêmica de discentes e docentes do Centro Universitário UniFG. Esta parceria tem proporcionado avanços na pesquisa, ensino e extensão no semiárido baiano, fomentando as pesquisas acadêmicas e a qualificação profissional de discentes e docentes.

Como desdobramento dos investimentos realizados, o egresso do curso de Engenharia Civil da UniFG, Erikson de Matos Domingues, foi aprovado no mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O pesquisador fez parte da equipe técnica e científica de discentes do Observatório UniFG entre os anos de 2014 a 2018.

Tendo como tema de pesquisa Variabilidade de Parâmetros Climáticos e área de concentração Saneamento Ambiental, Erikson desenvolveu o projeto de pesquisa “Avaliação Espaço-temporal da Evapotranspiração em Diferentes usos e ocupações do solo: estudo na microbacia hidrográfica do Rio Carnaíba de Dentro/BA”, que será executado durante o período do mestrado.

A pesquisa tem como objetivos avaliar a evapotranspiração em diferentes usos e ocupações do solo na microbacia hidrográfica do Rio Carnaíba de Dentro entre os anos de 2008 e 2018, Discriminar o comportamento sazonal da evapotranspiração em áreas naturais e antrópicas e Constatar a precisão dos dados obtidos por Sensoriamento Remoto. Como metodologia, serão utilizadas técnicas de Geotecnologias, como o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (PDI).

Serão verificadas as características geográficas da microbacia do Rio Carnaíba de Dentro; temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, saldo de radiação a superfície, entre outros) de cinco estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) dos municípios deGuanambi, Carinhanha, Espinosa, Bom Jesus da Lapa e Caetité; saldo de evapotranspiração por meio em imagens do satélite Landsat 5 do ano de 2008 e do Landsat 8 do ano de 2018 e espacialização dos dados obtidos para elaboração de produtos cartográficos como mapas para discussão e avaliação dos resultados.

“Participei do Observatório UniFG durante os quatro anos da minha graduação. Durante esse tempo, com o apoio e incentivo da equipe e da UniFG, eu tive a oportunidade de participar de eventos, desenvolver pesquisas, publicar trabalhos e agregar conhecimentos que contribuíram para ser aprovado no processo seletivo do mestrado”, afirma Domingues.