Discentes vinculadas ao núcleo de pesquisa ToxicAOS do Observatório apresentam trabalhos em congresso internacional

Publicado em 06 de novembro, 2019, em Notícias

As discentes do curso de Farmácia da UniFG, Bárbara Boa Sorte e Alexia Nogueira Souza participaram, entre os dias 28 e 31 de outubro, do XXI Brazilian Congress of Toxicology e XV TIAFT Latin-American Regional Meeting, em Águas de Lindóia (SP). Na oportunidade, as estudantes apresentaram dois trabalhos que são frutos de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Toxicologia Ambiental e Ocupacional no Semiárido – ToxicAOS, ligado ao Observatório UniFG do Semiárido Nordestino.

O trabalho, intitulado Impact of a drug disposal program in a University Pharmacy: preliminary results, apresentado por Alexia Souza, demonstrou o impacto inicial do programa de descarte de medicamentos vencidos da Farmácia Universitária da UniFG na prevenção de danos ambientais em decorrência do descarte inadequado desses produtos farmacêuticos pela comunidade em geral. “Neste início do projeto, foram coletados 200 medicamentos vencidos ou não utilizados, totalizando quase 1kg de medicamentos sólidos e semissólidos e aproximadamente 2L de medicamentos líquidos, sendo todos submetidos aos métodos ambientalmente corretos de descarte”, afirma o professor Gustavo Viana, coordenador do trabalho.

Já o trabalho intitulado Safety assessment of microemulsions containing minoxidil sulfate 5.0%, apresentado por Bárbara Boa Sorte, foi desenvolvido sob orientação do professor Ricardo Costa, co-orientação do professor Gustavo Viana e em parceria com professores do Instituto Multidisciplinar em Saúde-UFBA e Universidade Federal de Alfenas, além de outros estudantes do curso de Farmácia da UniFG. “O objetivo deste trabalho foi avaliar a segurança de um produto microemulsionado contendo sulfato de minoxidil 5% em relação à citotoxicidade e irritação ocular”, afirmam os autores.

O Brazilian Congress of Toxicology, organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Toxicologia, é o principal evento da área da toxicologia do Brasil. O TIAFT Latin-American Regional Meeting, organizado pela Associação Internacional de Toxicologistas Forenses, é um dos principais eventos mundiais na área da toxicologia forense. As participações e apresentações das discentes neste evento colocam a UniFG em destaque no cenário nacional e internacional em relação às pesquisas que envolvam aspectos das diferentes áreas da toxicologia.