Oficina de Introdução a Meliponicultura é realizada no STTR de Urandi

Publicado em 18 de novembro, 2019, em Destaque, Notícias

No último sábado (9), foi realizada a Oficina de Introdução a Meliponicultura, na Sede do STTR de Urandi. A oficina faz parte das Oficinas de Formação do 4º Festival Municipal da Juventude Rural de Urandi/BA e foi ministrada pelo Prof. Elder Assis Miranda, que é líder do Núcleo de Pesquisa da Conservação e Biodiversidade do Semiárido – CONBIOS do Observatório UniFG do Semiárido nordestino, junto com os alunos de Iniciação Científica Ana Clara Carvalho, Cássia Lopes e Marcony Viana.

Na Oficina, foram discutidos aspectos da biologia das abelhas sem ferrão, técnicas de manejo, importância ecológicas das abelhas como polinizadores e a importância da meliponicultura como fonte de renda familiar, além de apresentação de projetos e resultados do CONBIOS. Na parte prática, foram apresentadas colônias de abelhas sem ferrão e métodos de elaboração de ninhos-armadilha para captura de abelhas. Foi também demonstrado como é feita a caixa racional para a criação de algumas espécies e a degustação do mel orgânico da abelha mandaguari.

Para o Prof. Elder, a Oficina “foi uma oportunidade muito valiosa de discutir a Meliponicultura no Sertão Produtivo, capacitar a comunidade rural e sensibilizar para a conservação dos polinizadores e, consequentemente, do Semiárido”. Após o evento, a equipe foi sondada sobre a viabilidade de ministrarmos um curso completo sobre o assunto, no Festival da Juventude, no final do mês de março de 2020.

O Prof. Marcus Bernardes, coordenador das Oficinas de Formação, afirma que se trata de “um espaço de discussão sobre limites, desafios e possibilidades para a permanência dos jovens no campo”. Nesse contexto, a Oficina de Meliponicultura apresenta aos jovens a criação de abelhas sem ferrão e “o seu potencial enquanto gerador de renda, mas também a grande importância das abelhas no contexto ecológico do planeta”.