Pesquisadores do Observatório publicam artigo no 61° Ibracon

Publicado em 04 de novembro, 2019, em Destaque, Notícias

Pesquisadores do Núcleo de Geotecnia e  Saneamento Básico do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, o professor do curso de Engenharia Civil da UniFG, Otacísio Gomes Teixeira e os estudantes Mateus Ribeiro Caetano, Elizana Montalvão Barros e Mirelle Cotrim Passos publicaram um artigo no 61° Ibracon – Congresso Brasileiro do Concreto.

O trabalho, de título “Avaliação das Propriedades Mecânicas de Argamassa Produzido com Aglomerante Álcali-Ativado à Base de RCV e Cinzas”, avalia as propriedades físicas e mecânicas de aglomerante produzido por meio da ativação alcalina com uso de materiais alternativos da indústria da cerâmica, sendo estes os resíduos de cerâmica vermelha e cinzas resultantes da queima da madeira e como ativador o hidróxido de sódio.

O 61° Ibracon foi realizado nos dias 15 a 18 de outubro, em Fortaleza. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto, com a proposta de ser um fórum técnico de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

O artigo completo pode ser lido aqui.