Pesquisa orientada por Prof. Elder Assis Miranda é publicada em periódico internacional

Publicado em 06 de dezembro, 2019, em Notícias

O Prof. Elder Assis Miranda, líder do Núcleo de Pesquisa da Conservação e Biodiversidade do Semiárido – CONBIOS do Observatorio UNIFG do Semiárido Nordestino, teve um trabalho realizado sob sua orientação publicado no científico europeu Neotropical Entomology, importante publicação internacional sobre insetos praga.

O artigo, de título The Past and Current Potential Distribution of the Fruit Fly Anastrepha obliqua (Diptera: Tephritidae) in South America é resultado de um estudo realizado pela doutora Rebeca Pereira e pela Profa. Janisete Gomes da Silva, sob orientação do prof. Elder Miranda, durante o seu pós-doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na qual é pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM).

O estudo analisa a distribuição geográfica das moscas-das-frutas da família Tephritidae, que depositam seus ovos no interior dos frutos onde desenvolvem parte do seu ciclo de vida utilizando o mesocarpo como substrato alimentício. Esses insetos representam um grupo de pragas agrícolas que causam sérios danos às espécies frutíferas comprometendo a comercialização, pois tornam as frutas inadequadas as rígidas barreiras sanitárias impostas pelos países importadores. Nesse estudo, utiliza-se Modelagem de Nicho Ecológico para propor a distribuição potencial presente e passada da mosca-das-frutas de forma a estudar a distribuição geográfica desta espécie, fator crucial para implementar estratégias de prevenção e controle desta praga.

CompartilheTweet about this on Twitter