Caminhos da Geografia publica Pesquisa do Laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG

Publicado em 20 de fevereiro, 2020, em Destaque, Notícias

“Cobertura vegetal e qualidade de vida: cidade de Guanambi, semiárido baiano” é o título do artigo publicado por pesquisadores do Laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. O estudo foi publicado na renomada revista da área das geociências Caminhos da Geografia e teve como autores o Prof. Carlos Magno Santos Clemente, a Profa. Deborah Marques Pereira, a Profa. Hellen Pereira Cotrim Magalhães e a egressa Caroline Gonçalves Araújo.

A pesquisa destaca a presença da cobertura vegetal em áreas urbanas como um indicador da qualidade de vida da população em regiões semiáridas. E apresenta, como principais resultados, indicadores em situações insatisfatórias e inadequadas da cobertura vegetal na cidade de Guanambi, como salientam os órgãos internacionais e nacionais. Nesse contexto, o trabalho reforça a adoção de medidas efetivas de conservação e aumento da cobertura vegetal e arborização na cidade em Guanambi.

Para o Prof. Carlos Magno, “a conservação e aumento da cobertura vegetal na cidade de Guanambi pode proporcionar serviços ambientais relevantes para melhoria da qualidade de vida dos guanambienses”. Dentre estas melhorias, estão a promoção a saúde, regulação da temperatura, conservação dos aspectos biológicos, estética e cultural, destaca.

O artigo completo pode ser lido na página da revista Caminhos da Geografia.