Prof. Carlos Magno publica artigo sobre a conservação do Cerrado em periódico internacional

Publicado em 03 de março, 2020, em Destaque, Notícias

O professor da UniFG Carlos Magno Santos Clemente, juntamente com os docentes Mário Marcos do Espírito Santo e Marcos Esdras leite, ambos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, publicaram o artigo “Estimates of deforestation avoided by protected areas: a case study in Brazilian tropical dry forests and Cerrado. O texto foi publicado na renomada revista internacional Landscape Research.

A pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto da criação de unidades de conservação para evitar o desmatamento. E como principais resultados destaca-se que as áreas protegidas, criadas nos anos 1990 no Norte de Minas Gerais, foram eficazes para evitar o desmatamento, apesar de apresentarem valores relativamente baixos. Além disso, o estudo indica um viés de localização, com o estabelecimento de áreas protegidas em locais de baixa pressão antrópica ou pouco potencial agrícola.

Para o Prof. Carlos Magno, “o estudo configura-se como uma interessante contribuição científica para as unidades de conservação do Norte de Minas Gerais e poderá auxiliar em politicas publicas em relação a conservação da biodiversidade”.

Leia publicação completa no site do periódico.