Observatório UniFG do Semiárido Nordestino auxilia ações de enfrentamento ao COVID-19 no semiárido

Publicado em 17 de agosto, 2020, em Destaque, Notícias

Desde o início da pandemia de COVID-19, o Observatório UniFG do Semiárido Nordestino vem realizando parcerias com prefeituras da região do semi-árido, com intuito monitorar e elaborar estudos técnicos e científicos sobre o novo coronavírus. Estas ações tem sido de grande importância para o controle do COVID-19 em Guanambi e região.

Desta forma, o Observatório assinou Termos de Cooperação técnico-científica com prefeituras da região para levantamento de dados e a criação de um banco de dados georreferenciados que permita o acompanhamento do COVID-19 e possa subsidiar políticas públicas de controle da doença. Em 30 de março, foi celebrado o termo com o município de Conceição de Coité (BA) e em 13 de abril, com o município de Guanambi. As atividades estão sendo realizadas pelos professores Carlos Magno Clemente, Deborah Marques e Tarcísio Viana e pelo discente em iniciação científica Mateus Ribeiro Caetano.

O Secretário de Saúde do município de Guanambi, Manoel Paulo Fraga Rodrigues, reconhece a parceria da UniFG através de diversas ações em conjunto com a Secretaria no combate ao COVID-19, e destaca a importância do trabalho do Observatório para as estratégias de combate à doença. “O monitoramento através do georeferenciador facilita na tomada de decisões para montar as estratégias. Se identificamos que os casos estão aumentando em determinado bairro, podemos planejar ações voltadas à parte educativa, com carro de som e ações de orientação focadas neste bairro, além de um processo de limpeza e desinfecção”.

Outro acordo importante foi celebrado entre Observatório e Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão para a realização de estudos sobre o coronavírus em 22 municípios do sudoeste do Semiárido baiano e a formação e composição do Centro Regional de Informação e Monitoramento vinculado ao Comitê Regional de articulação e enfrentamento ao COVID-19. Compõem a proposta os professores Carlos Magno, Deborah Marques, Tarcísio Viana e Kamila Tuany representando o Observatório, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, a 30ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), Núcleo Regional de Saúde, Comissão Intergestores Regionais (CIR) e Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA).

Para a Profa. Deborah Marques, estas ações são exemplo de como o conhecimento científico pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas em políticas públicas. “O processo de monitoramento de COVID-19 no semiárido baiano ratifica a excelência e o comprometimento do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino e da UniFG na articulação e otimização das ações do ente público e secretarias de saúde, comprovando que através da ciência é possível propor políticas públicas mais efetivas para resguardar vidas e possibilitar a adoção de medidas preventivas de enfrentamento da pandemia”.

De acordo com o Prof. Carlos Magno Clemente, o monitoramento da COVID – 19 tem sido relevante também para analisar a evolução espaço-temporal dos casos confirmados. “Isso pode fornecer preciosas informações para as atuações do poder público no planejamento e um alerta para a população. E demonstra a preocupação social da UniFG com a região semiárida”.

As informações sobre o COVID-19 em Guanambi e região podem ser acompanhados pelo perfil do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino.