Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental apresentam trabalho sobre resistência mecânica do concreto

Publicado em 19 de agosto, 2020, em Destaque, Notícias

O Prof. Otacisio Gomes Teixeira, coordenador do curso de Engenharia Civil da UniFG, o docente Humberto Laranjeira de Souza Filho e os alunos Mateus Ribeiro Caetano, Jonathan Santana Santos e Ludimylla Pereira Rodrigues, publicaram um artigo intitulado “Análise da resistência mecânica do concreto variando diferentes processos de cura”, no IV Congresso Brasileiro de Patologia das Construções – CBPAT, organizado pela Associação Brasileira de Patologia das Construções.

O evento ocorreu entre os dias 10 e 14 de agosto em modalidade online, com debates sobre o controle da qualidade, a patologia e a recuperação de estruturas e sistemas construtivos, tanto em edificações convencionais quanto em obras de infraestrutura, divulgando as pesquisas científicas e tecnológicas sobre temas e áreas correlatas.

O artigo publicado aborda os resultados obtidos em ensaios de laboratório, em que foram constituídos corpos de prova de concreto e então submetidos a diferentes processos de cura. O procedimento de cura do concreto é uma etapa essencial para evitar a perda da água de hidratação do cimento. Foram avaliados parâmetros de resistência em diferentes períodos da cura em processos distintos. A correta aplicação de método pode proporcionar melhores resultados quanto à qualidade e resistência mecânica deste material, podendo evitar o surgimento de patologias, como as trincas, no concreto.

A pesquisa foi realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental, vinculado ao Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, que possui uma linha de pesquisa de busca por alternativas sustentáveis a elementos comumente utilizados pela construção civil. Segundo o discente Mateus Caetano, “A pesquisa publicada no IV CBPAT reforça a importância que deve ser atribuída a etapas da construção que são fundamentais para a qualidade e segurança de uma edificação e afins. O desenvolvimento de pesquisas voltadas a construção civil, principalmente com atenção ao ambiente do semiárido brasileiro, coloca a UniFG em uma posição de destaque no desenvolvimento de processos de qualidade e no desenvolvimento de alternativas sustentáveis”.

O artigo pode ser consultado em: