O Observatório UniFG do Semiárido Nordestino tem como limite geográfico 1.262 municípios inseridos no semiárido brasileiro (CONSELHO DELIBERATIVO DA SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE – SUDENE, 2017). A infraestrutura física, técnica, científica, administrativa e jurídica configura-se no município de Guanambi, em específico no Centro Universitário UniFG. A figura 01 demonstra a área de atuação do Observatório FG do Semiárido Nordestino.
Figura 01 – Delimitação do Semiárido brasileiro
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010), a população total do Semiárido brasileiro é de 26.061.164 habitantes com 63% localizados na zona urbana (16.454.095 habitantes) e 37% na área rural (9.607.069 moradores). Esta população está distribuída em nove estados brasileiros, sendo oito destes no Nordeste. O estado da Bahia detém o maior número de municípios inseridos no semiárido brasileiro, totalizando 278 municípios. O estado de Minas Gerais abriga 91 municípios na região Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
A Tabela 01 destaca a distribuição das municipalidades por estado.
Apresentam-se no Semiárido brasileiro os biomas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, sendo 77% total do limite do Semiárido marcado pela Caatinga (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA; IBGE, 2004). Figura 02 destaca os biomas no semiárido brasileiro.
Figura 02 – Biomas
Nesse contexto, o Observatório UniFG do Semiárido Nordestino tem por objetivo a identificação das demandas da sociedade civil, além de assessorar as suas representações, fortalecendo as entidades e organizações parceiras quanto a efetivação de seus direitos e obrigações.
BRASIL. Resolução 115 de novembro de 2017. Conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste –SUDENE. Recife. 2017. Disponível em <http://sudene.gov.br/images/arquivos/semiarido/arquivos/infografico-semiarido-delimitacao.png>. Acessado em Janeiro de 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo da população do Brasil. 2010. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home>. Acessado em Janeiro de 2018.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Biomas Brasileiros. 2004. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acessado em Janeiro de 2018.
O Prof. Dr. Elder Assis Miranda, líder do Núcleo de…
A professora Deborah Marques Pereira Clemente foi convidada a participar…
O Prof. Otacisio Gomes Teixeira, coordenador do curso de Engenharia…