Conservação e Biodiversidade do Semiárido – CONBIOS

1 – Sobre o Núcleo:

O Núcleo de Pesquisa da Conservação e Biodiversidade do Semiárido – CONBIOS desenvolve pesquisas aplicadas em Ecologia e conservação de populações; Genética da conservação; biomassa florestal; impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas; manejo e conservação do solo e água das Bacias Hidrográficas; e novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no âmbito do CONBIOS visam orientar a elaboração de políticas públicas e propor estratégias que fortaleçam o desenvolvimento sustentável regional.

2 – Pesquisadores efetivos:

Líder – Dr. Elder Assis Miranda

Vice-líder – Dr. Euler Melo Nogueira

3 – Pesquisadores (as) convidados (as):

Dr. Eldevan dos Santos Silva

Dr. Gabriel Cotrim de Souza

Me. Maria Adonay Melo Nogueira

Dra. Juliana Mendonça dos Santos Lopes

4 – Pesquisadores – Colaboradores externos:

Dr. Marco Antonio Del Lama (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP)

Dr. Marco Antônio Costa (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Ilhéus, BA)

5 – Pesquisadores (as) Discentes:

Ana Clara de Carvalho Araújo (Estudante do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniFG)

Cássia Milene Ribeiro Lopes (Estudante do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniFG)

Marcony Borges Viana (Estudante do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFG)

6 – Projeto em execução:

– Inferência de áreas de concentração de biodiversidade no semiárido brasileiro: uma abordagem biogeográfica como suporte para a determinação de áreas prioritárias para a conservação de polinizadores.