Núcleo de Pesquisa em Climatologia e Recursos Hídricos do Semiárido

1 – Sobre o Núcleo:

A região do semiárido brasileiro  possui o grande desafio da escassez dos recursos hídricos, o que faz necessário o entendimento dos sistemas controladores desses recursos,  bem como, a gestão adequada dos mesmos.

O Núcleo de Pesquisa em Climatologia e Recursos Hídricos tem como objetivo  difundir  informações estratégias para o planejamento e uso sustentável dos recursos hídricos da região Semiárida.

Além da formação científica continuada na área de meio ambiente, o núcleo tem como intuito constituir avaliações e monitoramentos dos recursos hídricos no semiárido brasileiro. E desenvolver tecnologias e estratégias para amenizar os longos períodos de escassez de água.

O núcleo  estuda características limnológicas com finalidade de entender  os processos físico-químicos e geoquímicos dos corpos hídricos.

2 – Pesquisadores (as) efetivos (as):

Líder: Dr. Gabriel Cotrim de Souza (Docente do Centro Universitário UniFG)

3 – Pesquisador convidado:

Me. Gustavo Freitas de Sousa Viana (Docente Centro Universitário UniFG)

4- Pesquisadores (as) colaboradores (as):

Dra. Gilmara Fernandes Eça (Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB)

5 – Pesquisadores (as) Discentes:

Jéssica Tamara da Silva Ladeia (Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFG)

Luana Silva Cardoso (Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFG)

Leila Vieira Pereira Gonçalves – Graduanda do curso de Biomedicina (Centro Universitário UniFG)

Marta de Souza Nogueira (Graduanda do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniFG)

Renato Meira da Silva (Graduando do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniFG)

6 – Projetos:

– Caracterização sedimentológica, batimétrica e composição química das águas e sedimentos do açude de Ceraíma, Guanambi-BA.

– Os peixes anuais da bacia do rio das Rãs, Bahia, Brasil (Parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade aquática Continental – CEPTA, unidade do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio Pirassununga – SP).