Núcleo de Pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental

1 – Sobre o Núcleo:

Núcleo de Pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental – GESA tem caráter multidisciplinar e como foco os estudos das condições, elementos e dinâmicas socioambientais do semiárido, bem como, a caracterização dos processos do meio físico e a previsão de alterações a que estes processos estão sujeitos em face as implementações de obras civis.

O GESA tem por objetivo ampliar o conhecimento dos fenômenos de poluição das águas, do ar e do solo, decorrentes tanto de atividades domésticas quanto industriais e de serviços, bem como soluções de problemas geotécnicos, avaliação de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas, monitoramento ambiental e estudo de viabilidade de áreas para implantação de aterros.

O grupo espera obter resultados significativos nas áreas de atuação para que estes possam auxiliar no desenvolvimento de soluções para o convívio com o semiárido.

As pesquisas, quando possível, serão executadas a partir de órgãos de fomento que irão financiar as pesquisas. Quando isso não for possível, buscar-se-á parcerias para execução das mesmas.

2 – Pesquisadores (as) efetivos (as):

Líder: Me. Luísa Magalhães Araújo

Vice-líder: Thomas Leonardo Marques de Castro Leal

Me.Otacisio Gomes Teixeira

Me.Humberto Laranjeira de Souza Filho

3 – Pesquisadores (as) Discentes:

Gabriele Souza Mota – Graduanda do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

Jonhnatan Santana Santos – Graduando do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

Laísa Paula Fernandes  – Graduanda do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

Mateus Ribeiro Caetano – Graduando do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

Keila Silva de Oliveira Ladeia – Graduanda do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

4 – Colaborador (a):

Me.Naiara de Lima Silva

5 – Projetos em execução:

– Análise do efeito de espécies gramíneas no controle de processos erosivos em taludes e encostas da cidade de Caetité – BA.

– Avaliação das propriedades físicas e químicas de argamassa produzida com aglomerante álcali-ativado à base de RCV, cinza, metacalim e sílica ativa

– Condições saneamento básico nos municípios do semiárido baiano: análise de investimentos e seus impactos na saúde.

– Logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Guanambi – BA

6 – Egressos:

Bruna Michelly Novais do Rego – Graduada do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

Elizana Montalvão Barros – Graduada do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)

Emerson Batista Silva – Graduado do curso de Engenharia Civil (Centro Universitário UniFG)