Sobre

O Observatório UniFG do Semiárido Nordestino é um centro de referência técnico, socioeconômico, jurídico, ambiental e da saúde, com o intuito de nortear projetos, desenvolver pesquisas  e ações que contribuam com o desenvolvimento do semiárido. Possui características multidisciplinares, buscando contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas.

Foi criado com o objetivo de produzir conhecimentos via diagnósticos socio-espaciais, articulando projetos de extensão com disciplinas nos vários cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniFG. Nesse contexto, o foco do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino é a investigação científica aplicada com o intuito de socializar informações e potencializar pesquisas.

Atualmente o Observatório possui seis núcleos de pesquisas que envolvem o contexto ambiental, socioeconômico, saúde e agronomia, abarcando o total de 14 (quatorze) docentes da UniFG envolvidos diretamente. Além disso, somam-se à equipe  colaboradores doutores de outras universidades e discentes bolsistas de iniciação científica.

O Observatório se configura como uma plataforma capaz de articular a cooperação científica entre instituições no Brasil e no exterior, desde que tenha como objeto de pesquisa o Semiárido. Além de abranger variadas áreas do conhecimento, o Observatório apresenta instrumentos técnicos-científicos aplicáveis aos diversos fenômenos, bem como as Geotecnologias e a estatística.

E visando fomentar políticas públicas e dar aplicabilidade às pesquisas, o Observatório UniFG tem realizado parcerias colaborativas com o Consórcio de Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão – CDS, Policia Militar da Bahia (17° Batalhão localizado em Guanambi), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade aquática Continental – CEPTA (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio Pirassununga – SP), Laboratório de Geoprocessamento da Unimontes, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, Caritas brasileira (Diocese de Caetité), Pastoral Universitária além de participar de conselhos (Conselho da cidade de Guanambi) e comitês de bacias hidrográficas (Rio verde Grande).

Mapas Interativos Geoinformações sobre o Semiárido Nordestino Mapas Diversos Geoinformações sobre mapas dirversos Assine nossa newsletter Receba notícias, boletins e publicações Biblioteca do Semiárido Artigos, relatórios, teses, dissertações e monografias

PESQUISAR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS NOTÍCIAS

Av. Barão do Rio Branco, 459, Centro
Guanambi - BA, 46430-000

Tel.: 77 3451-8400
E-mail: observatorio@centrouniversitariounifg.edu.br

Sigan-nos:
CompartilheTweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Todos os Direitos Reservados. Faculdade Guanambi.