Toxicologia Ambiental e Ocupacional no Semiárido

1 – Sobre o Núcleo:

O Núcleo de Pesquisa Toxicologia Ambiental e Ocupacional no Semiárido tem como intuito Realizar pesquisa aplicada na área da toxicologia ambiental e ocupacional em pessoas expostas a agentes tóxicos no semiárido brasileiro.

O Semiárido Brasileiro localizam-se variadas fábricas e/ou indústrias que, por meio dos processos industriais, liberam poluentes gasosos ou na forma de material particulado para a atmosfera, o que acaba contaminando o ar e o solo das regiões circunvizinhas. Tanto os trabalhadores quanto a população que reside nas proximidades destas empresas são passíveis de sofrerem as consequências decorrentes da exposição aos poluentes emitidos durante o processo industrial. Além disso, uma forma importante de exposição a xenobióticos para a população em geral é a ingestão de alimentos e água contaminados. Destaca-se neste contexto a exposição aos metais pesados, como chumbo, arsênio, mercúrio, cádmio, manganês, entre outros. Tais metais estão presentes na composição de alimentos que foram cultivados em solos ricos nos respectivos metais.

Diante dessa conjuntura, o Núcleo de Pesquisa Toxicologia Ambiental e Ocupacional tem como linhas de pesquisa a análises do Biomonitorização da exposição humana a metais pesados no semiárido brasileiro.

2 – Pesquisadores (as) efetivos (as):

Líder: Me. Gustavo Freitas de Sousa Viana

Vice Líder: Me. Ana Paula Malheiros Knopp

Dr.Gabriel Cotrim de Souza

Me. Karla Brito Oliveira

Dr. Gabriel Cotrim de Souza

3 – Pesquisadores (as) convidados (as):

Esp. Thomas Leonardo Marques de Castro Leal

Dra. Alanna Cibelle Fernandes Pereira

4 – Pesquisadores (as) discentes:

Angélica Antunes Oliveira – Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Bárbara Cruz boa Sorte –  Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Cláudia Alves Barbosa Gomes – Graduanda do curso de Nutrição (Centro Universitário UniFG)

Jéssica Batista Gomes-Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Joyce Fabrine de Castro Carvalho –  Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Paloma Oliveira Silva  –  Graduanda do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Keyla Bezerra dos Santos – Graduanda do curso de Nutrição (Centro Universitário UniFG)

5 – Projeto de execução:

– Avaliação da toxicidade e a composição nutricional da Portulaca oleracea nos municípios de Guanambi (BA), Caetité (BA) e Brumado (BA)

– Triagem fitoquímica e avaliação da toxicidade de Psittacanthus cordatus (Hoffmanns.) G.Don

– Caracterização sedimentológica, batimétrica e composição química das águas e sedimentos do açude de Ceraíma, Guanambi-BA.

6 – Egressos (as):

Ângela Santos Ferreira – Graduada do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Hugo Vilas Boas de Castro Silva – Graduando do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Marivalda Farias de Andrade – Graduada do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Jackeline Brune Dias da Silva – Graduada do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)

Tâmara Natália Rocha Rodrigue – Graduada do curso de Farmácia (Centro Universitário UniFG)